7 Curiosidades apaixonantes sobre Cuiabá

Nossa querida Cuiabá, também conhecida como Cidade Verde ou Cuiabrasa segue encantando moradores, conterrâneos e visitantes. A cada dia mais recebemos imigrantes de diferentes regiões do Brasil, atraídos pelo potencial de crescimento e por oferecer qualidade de vida. Além das funções político-administrativas, é o principal pólo industrial, comercial e de serviços do estado.

Se você ama viajar e descobrir a variedade de culturas, comidas e paisagem, confira sete curiosidades que te levarão a incluir Cuiabá no roteiro das próximas férias e se apaixonar pela nossa cidade!  

Centro geodésico do continente

Localizada exatamente no eixo central da América do Sul, Cuiabá é o meio do caminho entre os oceanos Pacífico e Atlântico.  Tal condição de centro geodésico do continente foi confirmado pelo Exército Brasileiro, em 1975. Um obelisco de mármore de 20 metros de altura, na Praça Pascoal Moreira Cabral, protege o marco inicial da cidade e registra as coordenadas exatas — 15º35’56” de latitude Sul e 56º06’55” de longitude Oeste.

Museu de bonecas e brinquedos
Fotos: Aninha Barros

Outra forma de viajar no tempo ao passear por Cuiabá é visitar o Museu de Bonecas e Brinquedos, situado no Bairro Santa Marta. Único museu do gênero no país, o espaço foi construído com recursos próprios.

O Museu conta com um acervo de mais de 7.000 pecas, entre elas bonecas e brinquedos de diversos países e décadas. O espaço também abriga carrinhos, videogames antigos e relíquias com mais de 140 anos de existência.  Uma excelente e lúdica visita.

Origem indígena

Antes mesmo de Cuiabá se tornar o que é, recebeu diferentes denominações. O primeiro bandeirante que por lá apareceu designou a região como povoado de São Gonçalo. Posteriormente, Pascoal Moreira Cabral se estabeleceu no local, batizando-o de Cuiabá.

Há várias versões para a origem do nome “Cuiabá”, uma delas diz que o nome tem origem na palavra bororo ikuiapá, que significa “lugar da ikuia” (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar). O nome designa uma localidade onde os bororos costumavam caçar e pescar com essa flecha, o córrego da Prainha, afluente da esquerda do rio Cuiabá. Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de kyyaverá (que em guarani significa “rio da lontra brilhante”) em cuyaverá, depois cuiavá e finalmente cuiabá.  

Sede de quatro importantes rios do país

O tanto de natureza que cabe em Cuiabá também se deve à passagem de quatro rios importantes que cruzam a cidade. A bacia hidrográfica sedia os rios Paraguai, Xingu, Cuiabá e Araguaia. O enorme volume de seus rios, aquíferos e nascentes espelhados por todo o seu território, resulta ainda em uma das maiores reservas de água doce de toda a América do Sul.

Cuiabrasa

Conhecida por ser uma das cidades mais quentes do país, o que gerou o apelido “Cuiabrasa”, Cuiabá às vezes também tem seus períodos de frio. A menor temperatura registrada foi 1,2°C em 22 de junho de 1933. Já o dia mais quente foi 10 de agosto de 2012, quando os termômetros marcaram 47°C.

Sesc Arsenal

Foto: Trip Advisor

Como o próprio nome deduz, começou a ser construído em 1818, destinado a ser um estabelecimento militar para o conserto e fabricação de armas.
É um dos melhores exemplos do estilo neoclássico na capital e de tombamento histórico. Mesmo revitalizado e adaptado para as necessidades de hoje, conta com restaurante e salas utilizadas para cultura. Logo na entrada, há um canhão da época e a fachada é inspirada na original.

Cine Teatro

Foto: Câmara Municipal de Cuiabá

Foi construído em 1942, para atender a população que clamava por um lugar onde fossem realizadas manifestações artísticas e exibição de filmes. O local possui 1182 m² de área construída, incluindo teatro com plateia com capacidade de 515 pessoas. O primeiro filme exibido no Cine Teatro foi “A noiva veio como encomenda”, estrelado por Betty Davis e James Cagney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *