A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (11), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, para trabalhadores da saúde e idosos a partir de 60 anos, num total de aproximadamente 97.600 pessoas. Esta fase inicial vai até o dia 30/04. É necessário levar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando a imunização, com exceção dos locais que estão aplicando a vacina de Covid pediátrica, que são UBS Pedra 90 I e II, UBS Parque Cuiabá, UBS Quilombo, UBS Jardim Vitória I e UBS da Guia.
A segunda etapa da campanha da Influenza, que começará dia 02/05 e vai até o dia 03/06, vai contemplar crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com deficiência permanente e portadores das doenças crônicas não transmissíveis: doença respiratória crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, além de diabéticos, obesos, imunossuprimidos, transplantados e portadores de trissomia. Também entram nesta fase os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional.
Segundo o coordenador de Programas Estratégicos, Wellington Assunção Ferreira, a meta é vacinar 208.946 pessoas. “A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação contra a Influenza é de extrema importância, pois permitirá a prevenção contra o surgimento de complicações decorrentes da doença e os óbitos, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários”, ressaltou.
O lançamento da campanha foi nesta manhã, na UBS Parque Ohara. A idosa Aldacir Marcondes, 61 anos, estava presente. Ela realizou exames de sangue (hemograma) e CCO, e aproveitou para se vacinar. “Fui alertada que a vacinação iniciaria hoje, então já quis me vacinar. Todo ano eu vacino, vale à pena! Eu nunca gripei”, revelou. “Eu aproveitei também para marcar exames de mamografia e densitometria óssea. Essa UBS é muito boa, tudo muito limpo e organizado, os funcionários tratam a gente bem, é como se eu estivesse em uma clínica particular”, pontuou.
A idosa Eufrazia Passos, 71 anos, mora no Parque Cuiabá e escolheu a UBS Parque Ohara para se vacinar. “Fica bem pertinho do meu bairro, gosto muito do atendimento, eu sempre fui bem assistida nesta UBS”, contou. “A vacina é muito importante, eu já vim logo no primeiro dia para ficar despreocupada. Todo o ano eu faço questão de me vacinar, já tomei as três doses da Covid-19 e agora estou protegida da Influenza”, completou.