A jornalista Fabiana Prado, 28 anos, sempre foi uma leitora voraz. Fã de autores como a brasileira Carina Rissi e o estadunidense Nicholas Sparks, ela sempre fez da literatura uma ferramenta de lazer e entretenimento. Só neste ano foram mais de 5.700 páginas, divididas em 20 livros*, entre suas versões físicas e digitais.
Os livros, no entanto, não eram os protagonistas da sua vida até março de 2020. Antes, a jornalista dividia seu tempo de leitura programando viagens, vendo os amigos ou indo ao cinema, entre outras atividades. A pandemia mudou todo o cenário.
“Primeiro, entramos em home office no trabalho e tive que me adaptar a este modelo novo de ficar em casa 24 horas por dia. Depois, tive que adiar as férias que tinha sonhado e planejado por meses por conta da pandemia, dos voos cancelados e das atrações turísticas fechadas. Fora isso, as notícias sobre os números de casos do novo coronavírus só aumentavam. Foi neste cenário que começaram as crises de ansiedade”, lembra.
Tentando entender – assim como a maioria dos brasileiros – o que seria da vida pelos próximos meses, a leitora voraz pensou: e se a leitura fosse um pouquinho além? Assim, no dia 18 de abril de 2020 o Date Literário (www.instagram.com/date_literario) nasceu. Uma página repleta de aventuras pelo universo das palavras, que explora e compartilha com o público uma infinidade de descobertas literárias, autores e novidades na área.
“O Date foi e continua sendo minha válvula de escape neste período pandêmico e que às vezes parece que nunca vai passar. Gosto de planejar conteúdos, preparar cenários, fazer posts comemorativos e brincar com os vídeos que estão na moda. Antes eu quase nunca aparecia, mas nos últimos meses percebi que colocar nossa cara faz o público saber com quem está falando. Tem sido interessante. Compartilhar o que penso, livros que gosto ou odeio, dicas e desafios me ajudam muito”, destaca.
Mais informações – Quer seguir a Fabi e conferir o conteúdo literário dela? Acesse: www.instagram.com/date_literario