A raiva é uma doença de nome bastante comum entre a as pessoas, mas a popularização deve acontecer também na prevenção da doença, até porque ela é fatal em praticamente 100% dos casos. Por isso, em parceria com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), a Clínica de Medicina Veterinária da Universidade de Cuiabá (Unic) será ponto de vacinação antirrábica, destinada a cães e gatos, a partir desta segunda-feira (19). A imunização será oferecida de forma gratuita, de segunda a quinta-feira, das 8h às 10h30, por ordem de chegada.
O coordenador do curso de medicina veterinária da Unic, Lázaro Camargo, explica que a raiva é uma infecção viral que age no sistema nervoso central do animal. “Ela é perigosa porque causa danos como encefalite, que é uma inflamação no cérebro. Como o quadro evolui de forma rápida, a chance de sobrevivência praticamente não existe”, diz. O professor acrescenta que muitas pessoas sabem da existência da doença, mas ainda é preciso que o cuidado seja tomado por meio da imunização. “A vacinação é a única forma de prevenir e manter a saúde dos animais”, diz.
Manter o pet protegido impede que a doença se espalhe não só entre outros animais, mas também entre os seres humanos, que podem contrair o vírus. Lázaro pontua ainda que, para cães, a dose deve ser aplicada nos primeiros seis meses de vida, com reforço a cada ano. Já em gatos
administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla (V5), que previne a leucemia, e o reforço também deve ser anual.
Os moradores da região interessados na aplicação das doses nos animais domésticos, devem procurar a clínica veterinária da Unidade, na rua Itália, 151, Jardim Europa, localizada aos fundos do campus da Unic Beira Rio. “A raiva é uma doença que pode ser contraída de forma muito fácil, pela mordida e até pela lambida, por isso que a dose deve ser aplicada todos os anos”, finaliza.