A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na manhã desta quarta-feira (10) uma palestra com o tema “Prevenção é o Melhor Cuidado”, que discutiu sobre o câncer de mama e próstata. O bate-papo com os servidores é idealizado pelo Núcleo Assistencial, pela Ouvidoria do Legislativo e pela da Sala da Mulher.
Nesta manhã, o mastologista e cirurgião oncológico, Luis Fernando Correa de Barros, e o cirurgião geral e urologista, Walid Khalil, estiveram na Casa para conversar sobre os sintomas, causas, diagnósticos e cuidados sobre a doença.
O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) participou da palestra e parabenizou os organizadores e falou que os cuidados devem acontecer em qualquer período do ano, não apenas durante os meses de campanhas de prevenção.
“Quero parabenizar a iniciativa em convidar dois grandes profissionais, um falando da saúde da mulher e outro do homem, com objetivo de alertar os servidores sobre a importância da prevenção”, disse o parlamentar.
A chefe da Ouvidoria Geral, Ariana Araújo, explica o propósito de trazer essas diversas programações para os servidores que muitas vezes não tem tempo ou acaba esquecendo de cuidar da saúde.
“É importante porque a maioria das pessoas não procuram uma unidade de saúde, então às vezes como está corrido o trabalho, a gente facilita trazendo esse tipo de informação”, explica.
O médico servidor da Casa, João Baçan, conta que é de extrema importância a divulgação de informações para os servidores.
“A Câmara dá continuidade a esta série de palestras referente ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. A gente vai tratar um pouco sobre ambos os temas com os palestrantes. É de extrema importância essa divulgação de informação para que a gente possa aprender e se cuidar”, conta.
Os médicos que realizaram as palestras também falaram durante o bate-papo de como as campanhas trazem o conhecimento básico sobre a doença e orienta sobre os exames de prevenção.
“Esse tema é extremamente importante. Estamos já no Novembro Azul, mas o Outubro Rosa também perdura por todos os meses do ano. É fundamental o conhecimento, o conhecimento estimula as mulheres e homens a ir ao médico, de realizar exame”, esclarece o mastologista.
“O mês novembro azul é caracterizado mais para chamar a atenção da saúde masculina, principalmente, dos homens a partir dos seus 45 anos para fazer o exame da próstata. O objetivo é trazer informações para os servidores desta Casa a respeito desta doença”, comentou o urologista.