Com a intenção de auxiliar no combate à pobreza menstrual no Brasil, a brMalls e cerca de 20 shoppings administrados pela holding se uniram ao Fluxo sem Tabu, projeto que visa levar dignidade menstrual às camadas mais vulneráveis da sociedade, na campanha #AbsorvaEssaIdeia. A ação, que tem como objetivo arrecadar e doar absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social em diferentes regiões do país, teve início no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, e vai até esta quinta (31).
“Um dos principais problemas causados pela pobreza menstrual é a evasão escolar. Estima-se que uma entre cada cinco jovens perde aula por falta de absorvente. Com base nisso, se queremos uma sociedade com cada vez mais equidade entre gêneros, precisamos agir na base, não permitindo que meninas percam oportunidades por algo tão básico na vida de uma mulher”, diz Luana Escamilla, fundadora do Fluxo Sem Tabu.
De acordo com a pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos” realizada pela UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância – e UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas -, em maio de 2021, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.
“Esta ação é uma forma de incentivar o espírito de solidariedade da população e fazer com que se juntem a nós nessa causa. Acreditamos na força da cooperação e buscamos sempre apoiar projetos sociais que ajudem as comunidades do nosso entorno. São quase 20 shoppings participando
da campanha e arrecadando absorventes que serão distribuídos nas regiões que eles estão localizados. Para nós, é uma alegria conseguir realizar essa mobilização e dar luz a um tema que pouco se fala”, finaliza Vanessa Amorim, Diretora de Marketing da brMalls.
O Shopping Estação Cuiabá está arrecadando os absorventes que podem ser doados no Piso L1, ao lado do SAC. “A realização desta campanha neste mês reforça a solidariedade que precisamos fortalecer entre as mulheres. Os itens para higiene pessoal, como os absorventes, são de extrema necessidade para nós”, expressa a Gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Laíza Carvalho.