Com o passar dos anos, a produção do colágeno pelo organismo diminui. E como se trata de uma fibra que dá sustentação à pele, há maior tendência a flacidez e rugas. Também com a idade há alterações hormonais, o que também interfere na qualidade da pele, dos cabelos e até mesmo dos músculos. Mas é possível manter a pele bonita e prevenir os sinais do tempo tomando alguns cuidados. Confira as recomendações dos dermatologistas Otávio Macedo e Bruno Lages:
1. É bom manter os exames sempre em dia. Mesmo com a pandemia, é importante não deixar de consultar seu médico e checar se os níveis de minerais e vitaminas estão equilibrados. “Os laboratórios hoje estão com protocolos de segurança bem estipulados e é fundamental para a saúde estar com os exames em dia”, diz o dermatologista Otávio Macedo.
2. Exames em dia, é hora de saber se é preciso repor alguma vitamina, como D, E ou do complexo B. “Esses nutrientes, assim como alguns minerais, são importantes para manter a beleza da pele e a saúde dos ossos e músculos. Portanto, se houver alguma deficiência, cabe ao médico indicar a melhor maneira de fazer essa reposição”, afirma o dermatologista Bruno Lages. Em relação à reposição de colágeno, ainda há controversas, mas muitos dermatologistas prescrevem para otimizar os resultados dos procedimentos indicados para prevenção e tratamento de flacidez.
3. Por falar em tratamentos, é importante listar aqui os mais inovadores e que trazem bons resultados. Claro que também depende de cada caso, mas hoje há alguns que ajudam muito a apagar e prevenir os sinais do tempo. Um deles é o laser, que ameniza rugas finas e manchas. Outro é o ultrassom microfocado que trabalha todas as camadas da pele, desde músculos até a derme, amenizando a flacidez. E, para complementar, produtos injetáveis, como o bioestimulador de colágeno e a toxina botulínica. “Podemos dizer que hoje a dermatologia conta com uma gama de tratamentos que trazem resultados excelentes e de forma natural”, diz o Dr. Bruno.
4. Quando o assunto é tratamentos em casa, os médicos recomendam cremes que incluem vitamina C na fórmula. Por ser antioxidante, melhora a qualidade da pele e previne o envelhecimento. Alguns ácidos pouco agressivos, como o retinóico, adapaleno e glicólico também são recomendados. Para o corpo, prefira cremes mais hidratantes e, uma vez por semana, espalhe um óleo por toda a pele antes de terminar o banho.
5. Por fim, não se pode esquecer dos cuidados básicos: menos banhos quentes e longos, mais frutas e legumes e menos carnes vermelhas, gorduras e açúcares, mais exercícios físicos.