Nesse mês de outubro, o prédio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) está todo iluminado com luzes cor de rosa, em alusão à campanha de prevenção e combate ao câncer de mama. Os funcionários, de forma solidária, estão usando camiseta rosa, na rotina de trabalho.
A cor é mundialmente adotada para transmitir o valor do diagnóstico precoce no sucesso do tratamento da doença que atinge predominantemente mulheres. A cada 100 diagnósticos somente um é em homem.
A iluminação foi instalada nesta segunda-feira (4), atendendo a pedido da organização MTmamma Amigos do Peito – Associação de Trabalho Voluntário contra o Câncer de Mama em Mato Grosso, que é referência no Estado desde 2009.
A presidente da MTmamma, Adriana Cristina Venturoso Aleixo, convidou a OAB-MT a aderir à esta campanha tão importante. “Pedimos que ilumine a sua fachada, o seu prédio, ilumine suas placas, para reforçar nossa campanha Outubro Rosa 2021. Vamos mostrar que estamos juntos buscando a erradicação do câncer de mama”.
Segundo Adriana, quantos mais órgãos somarem nessa luta mais vidas serão salvas. Ela lamenta que neste período de pandemia da Covid-19 consultas, exames de rotina, tratamentos e até cirurgias foram adiadas, devido ao risco de contágio pelo coronavírus. Mas adverte que isso não pode continuar assim. “É preciso se cuidar, mesmo na pandemia”.
A vice-presidente da Comissão do Direito da Mulher da OAB-MT, Gabriela de Souza Correia, reforça o alerta a todas as advogadas e, também advogados, sobre a importância da prevenção através das consultas médicas periódicas e do muito que se pode ser feito com o diagnóstico precoce. “A OAB-MT, como voz constitucional da sociedade mato-grossense está, e sempre esteve, de mãos dadas com esta campanha. Iluminamos nosso prédio, na cor rosa, para dizer, a todas e todos, da importância do autocuidado e que, com um toque, sinais e sintomas podem detectar a doença em seu estágio inicial. O câncer de mama é o mais comum e a população precisa se conscientizar da importância do diagnóstico precoce”, afirma Gabriela.
O diagnóstico e o tratamento precoces dão 90% a mais de chances de cura da doença.
Para 2021, a estimativa é de 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil. Em Mato Grosso, serão 560 novos casos, dos quais 160 são estimados só na Capital, para cada 100 mil habitantes.