Três clássicos da literatura infantojuvenil ganham um lançamento e novas edições neste mês de julho pelas editoras Moderna e Salamandra. As obras, que marcaram a infância e a adolescência de muitos leitores abordam histórias de amor, de amizade e de convivência em família, embaladas por narrativas emocionantes e até fantásticas.
O lançamento de “A Ilha do Tesouro”, recebe tradução e adaptação inédita de Walcyr Carrasco para a obra de Robert Louis Stevenson. Entre as novas edições estão “A Marca de uma Lágrima”, de Pedro Bandeira e “Luna Clara & Apolo Onze”, de Adriana Falcão.
Além das obras ficcionais, a Moderna lança também a 4ª edição da “História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil”, de Maria Lúcia de Arruda Aranha, clássico que discute os múltiplos fatores que dificultam e configuram o sistema de educação brasileiro, focando em seu contexto histórico.
Confira os lançamentos deste mês das editoras Moderna e Salamandra:
A Ilha do Tesouro
O clássico de Robert Louis Stevenson ganha tradução e adaptação do escritor, e também autor exclusivo da Moderna, Walcyr Carrasco, que retrata as mais empolgantes aventuras marítimas da literatura universal. Na trama, o jovem Jim Hawkins descobre o rastro de um grande tesouro em uma ilha perdida, mas para chegar até o local, Jim precisa se juntar a um grupo de piratas e juntos começam uma saga emocionante, de amizade, conflitos e muita diversão em alto mar.
A Marca de uma Lágrima
Nesta obra, lançada originalmente em 1985 e agora em sua 5ª edição, Pedro Bandeira, autor exclusivo da editora Moderna, retrata os conflitos e as doçuras do primeiro amor em uma história que envolve suspense e mistérios. Isabel, uma jovem inteligente e criativa de 14 anos, cultiva uma paixão secreta por seu primo Cristiano, que por sua vez gosta de Rosana, a melhor amiga de Isabel. Diante do dilema de se declarar ou não, a protagonista decide escrever cartas românticas para o primo em nome de sua amiga. A história da adolescente muda quando ela vira testemunha de um crime e sua vida fica ameaçada. A história é uma adaptação moderna da obra Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand.
Luna Clara & Apolo Onze
A obra de Adriana Falcão retrata de um jeito delicado e leve os encontros e desencontros da vida. A história começa na cidade de Desatino do Norte, quando o casal Doravante e Aventura, pais de Luna Clara, acabam se perdendo um do outro e a menina cresce sem conhecer o pai. Há alguns quilômetros dali, na cidade de Desatino do Sul, Apolo Onze vive com sua família. O destino dos dois acabam se cruzando quando Luan Clara decide sair em busca do pai ao mesmo tempo que Apolo Onze se une a um forasteiro em busca de uma aventura.
História da educação e da pedagogia
O clássico retrata os aspectos sociais, políticos, econômicos e filosóficos pelos quais os fenômenos da educação estão sempre vinculados ao seu contexto histórico. Nesta quarta edição revisada e atualizada, a obra de Maria Lúcia de Arruda introduz novos olhares e análises sobre as conexões e discrepâncias entre a história da educação no Brasil comparada outros países. A autora convida o leitor a se questionar sobre a efetividade das reformas, métodos e soluções adotadas no sistema de ensino brasileiro, a valorização dos profissionais da educação e as dificuldades em reduzir o índice de crianças e jovens fora da escola.