Dermatologista dá dicas para cuidados com a pele no frio

No frio, é normal sentirmos a nossa pele mais ressecada. Isso acontece porque temos diminuição da produção de sebo da pele, além de fatores externos que levam ao ressecamento, como baixa umidade do ar, exposição ao vento e o hábito de tomar banhos mais quentes. Por conta disso, é super importante nos dias mais frios hidratar melhor a pele e usar ativos de propriedades calmantes para evitar irritações. 

Ana Cavaller, dermatologista, explica que cremes hidratantes, óleos e manteigas são boas opções para essa função e que devemos usar com mais cautela substâncias de alto poder detergente, irritativos e os ácidos. “Como é um período em que a pele pode ficar mais sensível, buscar produtos que possuem bases naturais é uma alternativa para todos os tipos de pele. Destaco o poder do óleo de coco de reconstruir a barreira lipídica da pele, além de ter funções antibacterianas, antivirais e antifúngicas. O óleo de coco também apresenta ótimos resultados em tratamentos de dermatite atopica com ação antiinflamatória e mostra ação antioxidante , cicatrizante e anti idade. Ou seja, é um produto que vale a pena sempre ter por perto”. 

Já para os lábios, produtos de alto poder emoliente, associados ao filtro solar, garantirão a proteção. Ana também destaca que é preciso evitar passar saliva nos lábios e respirar muito pela boca, e beber bastante água, mantendo-se sempre hidratado. 

Em relação aos cabelos, as temperaturas mais baixas e com pouca umidade podem provocar frizz, enquanto abusar do banho e do secador de cabelo podem levar a um dano térmico do fio. “É preciso cuidar dos fios e evitar o uso de secadores com ar quente e chapinhas todos os dias, usar algum protetor térmico nos dias que for usar . Além do dano nos fios, as altas temperaturas podem desencadear crises de dermatite seborreica, que levam ao aumento da queda dos cabelos. Alternar o shampoo habitual com algum livre de sulfatos também é uma boa opção . O óleo de coco também pode ser uma boa alternativa para proteção dos cabelos, pois forma um filme nos fios, selando as cutículas dos cabelos e protegendo o fio de substâncias agressoras”, diz a médica dermatologista. 

Marcella Zambardino, co-CEO da Positiv.a e especialista em desenvolvimento de produtos sustentáveis, destaca que o óleo de coco é um produto que pode ser usado para diferentes finalidades. “É ideal para massagens, hidratação do corpo, rosto e cabelo. Ele também pode ser usado como pós-sol, anti-frizz, máscara hidratante para os cabelos, bálsamo para os lábios e até como demaquilante. Tudo que passamos na pele é diretamente absorvido pelo nosso corpo e exatamente por isso devemos passar nela somente aquilo que poderíamos ingerir, buscando as melhores os produtos mais puros possíveis’’, explica. 

A dermatologista indica que o momento ideal para o uso do óleos hidratantes é após o banho, com a pele ainda ligeiramente úmida, o que permitirá uma maior penetração dos produtos. “Lembrando que é sempre importante avaliar o rótulo e composição dos produtos, priorizando os que são mais puros e evitando aqueles que possuem corantes ou fragrâncias artificiais, que podem ocasionar alergias”, finaliza Ana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *