Ao longo de 2021, as duas equipes do programa Consultório na Rua realizaram as aplicações de 4.916 doses de vacina contra a covid-19 em idosos asilados em nove instituições de longa permanência (Abrigo Bom Jesus, Res. Casa Nova, Recanto Feliz, Lar Doce Lar, Vilage Bittencourt, Casa de Repouso Shalom, Res. Casa Caminho do Redentor, Jardim Home Sênior, Casa Maria Auxiliadora/Casa das Irmãs); cinco residências terapêuticas do Município e na Unidade Adauto Botelho; além de todos os albergues municipais (Porto, Manoel Miraglia, Guia e Hotel Albergue).
Também foram realizadas vacinações por meio de abordagens nas ruas de Cuiabá, em locais de maior concentração de pessoas em situação de rua e profissionais do sexo, como a região do Porto, Rodoviária, Viaduto da Rodoviária, Beco do Candeeiro, Morro da Luz, Jardim Leblon, BR-364 (saída para Rondonópolis), Praça 8 de Abril, Paiaguás, Praça Rachid Jaudy, Praça do Quilombo e região do CPA.
O trabalho começou em 2020, integrando a campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” e segue, agora com foco na dose de reforço dos públicos já citados. No entanto, as equipes ainda encontram quem ainda está na primeira dose, como é o caso das pessoas que vivem na comunidade Valentes de Davi, onde cerca de 30 adultos receberam a primeira dose na última quarta-feira (26). “A comunidade fica há 5 minutos da unidade básica de saúde do Novo Colorado e, por isso, não faz parte da abrangência do Consultório na Rua, mas atendendo ao pedido da secretária Suelen Alliend, fizemos esse atendimento e vamos dar atenção especial a cinco idosos que identificamos lá e que precisam de alguns cuidados”, explica Dejamir Soares, enfermeiro e coordenador do Consultório na Rua.
Conforme Soares, ainda nesta semana, a equipe deve voltar à comunidade Valentes de Davi para imunizar outras pessoas que não apresentaram os documentos necessários. Nessa segunda-feira (31), o Consultório na Rua realizou as aplicações de doses de reforço em cerca de 30 profissionais do sexo, que atuam em um posto de combustível na BR-364 (saída para Rondonópolis) e, na tarde desta terça-feira (1º) realiza atendimento médico no Hotel Albergue. “Já fizemos vacinação em todos os albergues – Albergue da Guia, do Porto, Manoel Miraglia e Hotel Albergue e, na próxima semana, estamos nos organizando para vacinar as pessoas em situação de rua com a dose de reforço”, afirma o coordenador.