Em uma ação conjunta, centenas de mulheres dos segmentos Executivo, Legislativo e Judiciário de Várzea Grande participaram do ‘1° Pedal do Dia da Mulher’ que ocorreu nesta quinta-feira (03), com a largada na Praça Sarita Baracat e chegada à Delegacia da Mulher de Várzea Grande. O evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher e faz parte do cronograma de eventos em comemoração a data, elaborado pela Prefeitura Municipal. As ciclistas percorreram as Avenidas Filinto Muller, Alzira Santana, rua Carlos Castilho, Avenida Eduardo Gomes e rua Almirante Barroso com a chegada na sede da Delegacia da Mulher de Várzea Grande.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e do Idoso de Várzea Grande, por meio da delegada, Mariel Antonini Dias, consolidou a parceria com a Secretaria de Assistência Social e com Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras – GAAT, pois sempre atuam em parceria em prol da defesa do direito da mulher.
“O Pedal da Guarda Municipal já é tradicional, e essa edição que é a primeira quinta-feira do mês de março é especial, que ganhou o título de 1° Pedal do Dia da Mulher, reunindo parceiros como a Polícia Civil, Delegacia da Mulher, Pedal da Guarda, Assistência Social e GAAT, entre outros apoiadores. Fizemos um percurso que finalizou na Delegacia da Mulher com roda de conversa, momento reflexivo e de informações de a nossa cidade ter uma delegacia especializada, da importância da denúncia da mulher que é vítima de violência, lembrando que a violência não é só física, para que ela busque auxílio e aparato da Rede de Enfrentamento que temos no município”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina.
A vereadora Rose Prado, enfatizou que o passeio ciclístico representa a união das mulheres várzea-grandenses em prol de políticas públicas voltadas para público feminino. “É um momento muito importante, essa parceria dos poderes executivo, legislativo e judiciário, que engrandecem nossas lutas para que possamos cada dia mais alcançar nossos direitos, os quais lutamos para consegui-los. Nós mulheres lutamos tanto e ainda temos muitos paradigmas que precisamos quebrar, temos uma cota muito pequena de mulheres na política e precisamos no esporte também destacar nossa representação e buscar melhoria e benefícios para saúde da mulher. Estamos nesta luta de união de esforços”.
A diretora jurídica da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW, e ex-presidente da OAB de Várzea Grande, Flávia Moretti, falou que é muito importante incentivar o esporte e a integração família, sociedade e entes públicos. “Essa iniciativa da Delegacia da Mulher e da Prefeitura de Várzea Grande é 100% louvável. Já com o pedal da Guarda é imprescindível este tipo de ações, o pedal faz bem para corpo e para alma, e o mais importante é a integração social. O 1° Pedal do Dia da Mulher é importante para despertar sobre a saúde da mulher. Acredito que o pedal da família diminui expressivamente a violência doméstica”.
O projeto ‘Pedal da Guarda’, foi criado em 2016 com a finalidade de promover a prática esportiva e interação da população com a Guarda Municipal. A prática esportiva acontece toda quinta-feira, às 20 horas, com concentração na Praça Sarita Baracat. O Projeto tem participação média de 300 ciclistas, sendo um pedal totalmente familiar, onde frequenta desde criança a adulto. Para participar do projeto basta estar na praça na largada pontualmente às 20h nas quintas-feiras, portando uma bike, ou se preferir locar para fazer passeio turístico.