O inverno chegou e com ele os dias mais frios e secos do ano. A baixa umidade traz diversas consequências, na pele, na respiração, articulações, e etc. A consultora farmacêutica da Farmacotécnica, e a professora dermatofuncional do CEUB, explicam sobre os cuidados necessários com os lábios, região que também sofre agressões diárias e precisa de atenção especial.
A fisioterapeuta dermatofuncional e professora do CEUB, Leticia Martins Paiva, explica que o nosso clima seco favorece a descamação e ressecamento dos lábios devido a perda da umidade natural do corpo. “É fundamental usar lip balms e reparadores que propiciam uma proteção aos lábios, além de evitar que a saliva entre em contato direto com os lábios. Se for escolher algum lip balm sugiro os que forem ricos em ativos reparadores e hidratantes”, completa a professora Leticia.
Para uma hidratação adequada, a consultora farmacêutica, da Farmacotécnica, Aiessa Balest, explica que é preciso escolher bons produtos, como o Gloss Labial UAU (produtor solar e hidratante), produto exclusivo da Farmacotécnica. De acordo com Aiessa por conter em sua composição Luminescense, uma vitamina C estabilizada em água extraída das geleiras do Monte Fuji, água mais pura do mundo, é muito mais estável e biodisponível que outras vitaminas C do mercado, que em conjunto com a Vitamina E, conferem efeito antienvelhecimento para os lábios.
“Ele também contém ácido hialurônico e argireline, que têm a função de reduzir rugas e linhas de expressão”, aponta. “Para fechar, tem efeito regenerador, revitalizante e hidratante por conter óleo de uva e cerasomosides”, acrescenta. A farmacêutica ressalta que o cerasomosides é extraído de grãos de trigo rigorosamente selecionados da região de Champagne-Picardie na França e tem ação preventiva, corretiva e protetora na pele. “A ação é perceptível nos primeiros 15 dias, melhorando em 70% o ressecamento da pele”, complementa.
Aiessa diz ainda que devido a essas funções, o Gloss pode ser utilizado no dia a dia para prevenir ressecamento e envelhecimento dos lábios, além de evitar rachaduras causadas pelo uso de medicamentos, como Roacutan e prolongar os efeitos do preenchimento labial, peeling ou após micropigmentação dos lábios.
Para ela, a vantagem em utilizar o hidratante é que, diferente dos batons, gloss labiais comuns e hidratantes labiais à base de manteiga de cacau ou karité, é que ele possui compostos que potencializam os efeitos antiaging e preenchedor de rugas e linhas de expressão na região labial, ou seja, o produto protege das agressões do frio e evita envelhecimento dos lábios. “Outro ganho importante para a saúde é que ele não possui corantes artificiais, flavorizantes e parabenos, e, por isso, causa menos irritação”, destaca.